- Alteração de senha em massa.
- Alteração da descrição do usuário no AD.
- Bloqueio e remoção de usuários em massa.
- Bloqueio e remoção de computadores.
- Criação de grupos em massa.
- Criação de usuários em massa.
- Extração de membros de um grupo.
1. Alteração de senha em massa
Comando para realizar a alteração de senha de um (1) usuário:
DSQUERY USER -SAMID usuario | DSMOD USER -PWD senha@123 Planilha para alteração em massa: <<aqui>> Após preencher a planilha com os dados. |
DSQUERY USER -SAMID usuario1| DSMOD USER -DESC empresa
Planilha para alteração em massa: <<aqui>>
Da mesma forma como a anterior, preencha a planilha e execute os comandos no CMD.
3. Bloqueio e remoção de usuários em massa
Comando para realizar o bloqueio de um (1) usuário:
DSQUERY USER -SAMID usuario | DSMOD USER -DISABLED YES
Comando para realizar a remoção de um (1) usuário
DSQUERY USER -SAMID usuario | DSRM -NOPROMPT
Planilha para bloqueio e remoção de usuários em massa: <<aqui>>
Como já sabemos, apenas preenchemos a planilha com os usuários do AD e colamos os comandos no CMD para execução.
4. Bloqueio e remoção de computadores
Comando para realizar o bloqueio de um (1) computador:
DSQUERY COMPUTER -NAME computador1 | DSMOD COMPUTER -DISABLED YES
Comando para realizar a remoção de um (1) computador:
DSQUERY COMPUTER -NAME computador1 | DSRM -NOPROMPT
Planilha para bloqueio e remoção de computadores: <<aqui>>
Da mesma forma como a anterior, preencha a planilha e execute os comandos no CMD.
3. Bloqueio e remoção de usuários em massa
Comando para realizar o bloqueio de um (1) usuário:
DSQUERY USER -SAMID usuario | DSMOD USER -DISABLED YES
Comando para realizar a remoção de um (1) usuário
DSQUERY USER -SAMID usuario | DSRM -NOPROMPT
Planilha para bloqueio e remoção de usuários em massa: <<aqui>>
Como já sabemos, apenas preenchemos a planilha com os usuários do AD e colamos os comandos no CMD para execução.
4. Bloqueio e remoção de computadores
Comando para realizar o bloqueio de um (1) computador:
DSQUERY COMPUTER -NAME computador1 | DSMOD COMPUTER -DISABLED YES
Comando para realizar a remoção de um (1) computador:
DSQUERY COMPUTER -NAME computador1 | DSRM -NOPROMPT
Planilha para bloqueio e remoção de computadores: <<aqui>>
5. Criação de grupos em massa
Após ter feito isso, preencher a planilha com os nomes dos grupos, depois é só copiar e executa-los no CMD.
6. Criação de usuários em massa
Para a criação de usuários em massa vamos seguir na linha de grupos, alterando na planilha conforme a estrutura do seu AD.
O comando para criação de usuário, assim que a planilha estiver devidamente preenchida, irá ficar da seguinte forma:
dsadd user CN="Gustavo Miguel","OU=USUARIOS,OU=COMERCIAL,OU=CWB,OU=BR,DC=CONTOSO,DC=LOCAL" -samid gustavo.miguel -upn gustavo.miguel@contoso.local -pwd senha@123 -desc "Empresa corporativa" -iptel "00000000" -display "Gustavo Miguel" -disabled no -mustchpwd yes -fn "Gustavo" -ln "Miguel"
Você irá precisar preencher as seguintes colunas:
Planilha para criação de usuários em massa: <<aqui>>
7. Extração de membros de um grupo
Empresas de grande porte, podem e provavelmente terão "milhões" de grupos criados no AD e nesses "milhões" de grupos há também muitos usuários em diferentes grupos. Volta e meia, algum coordenador solicita a infra que envie os usuários que fazem parte de "tal" grupo. Você abre o grupo e verifica que nele há mais de 100 usuários. Seus problemas acabaram, nada de enviar print da tela, ou copiar os usuários no braço. Apresento-lhes o "Usuário x Grupos".
Esse é o Script (em vermelho o que você precisa alterar):
------------------------
On Error Resume Next
Diretorio= "C:\temp" (aqui você escolhe o local onde será gerado o .txt)
grupo= InputBox("Digite o nome do grupo a gerar o relatório dos usuários")
file= grupo & ".txt"
Set oFSO = WScript.CreateObject("Scripting.FileSystemObject")
Set objFolder = oFSO.CreateFolder(Diretorio)
Set Dir=oFSO.GetFolder(Diretorio)
Set arqtxt = Dir.CreateTextFile(file, True)
Set rootDSE = GetObject("LDAP://RootDSE")
domainContainer = rootDSE.Get("defaultNamingContext")
Set conn = CreateObject("ADODB.Connection")
conn.Provider = "ADSDSOObject"
conn.Open "ADs Provider"
LDAPStr = "<LDAP://" & DomainContainer & ">;(&(objectclass=group)(objectCategory=group)(samaccountname=" & grupo & "));adspath;subtree"
Set rs = conn.Execute(LDAPStr)
If rs.RecordCount = 1 Then
Set oGroup = GetObject(rs.Fields(0).Value)
End If
for each strMember in oGroup.member
Spmember = Split(strMember, ",")
member= Spmember(0)
arqtxt.WriteLine Mid (member,4)
Next
iGroupCount = 0
For each strMember in oGroup.member
If Len(strMember) = 0 Then
wscript.echo "Grupo sem nenhum membro ou não existente!"
Else
iGroupCount = iGroupCount + 1
End If
Next
arqtxt.WriteLine("Número total de usuarios neste grupo = ") & iGroupCount
arqtxt.Close
WScript.echo "O relatório foi gerado na pasta USUARIOS no desktop."
wscript.quit
----------------------------
<<Download do VBS>>
Duvidas? Deixe seu comentário.
Até mais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário